Páginas

MENSAGEM PASTORAL DA QUARESMA


Nossa casa fica em uma área de preservação ambiental no que resta da Mata Atlântica, que à época do descobrimento do Brasil cobria o litoral de norte a sul. A floresta continua a ser agredida, mas maravilhosamente tem um poder de restauração fantástico. Bastam algumas semanas ou meses de descanso e lá está ela, ressurgindo vigorosamente.

Mas o que isso tem a ver com o tempo quaresmal? Acontece que em nossa região existe uma árvore nativa da Mata Atlântica pertencente à família Melastomataceae chamada Quaresmeira certamente porque floresce no tempo da Quaresma. Agora, que já estamos vivendo esse tempo litúrgico, podemos apreciar a beleza de suas flores brancas e roxas, misturadas, dando um colorido especial ainda mais quando toda a mata se recobre das flores.

Uma curiosidade é que as suas flores são roxas, exatamente da cor litúrgica desse período do calendário eclesiástico. Mas qual é o significado da cor roxa para a Quaresma? Sendo esse um período destinado à preparação espiritual para a Páscoa do Senhor, recomenda-se que o cristão inicie um processo não de penitência ou flagelo, mas de introspecção e de mais cuidado com as coisas de Deus, que incluem as demais pessoas, as coisas da natureza e os animais. É um tempo destinado à análise do que temos feito em nossas vidas espirituais e o momento adequado para redefinições, caso se encontre em desacordo com as exigências de uma vida cristã bíblica.

A cor roxa não deve inspirar desânimo, nem medo, nem morte, mas deve lembrar que cada um de nós tem responsabilidades uns para com os outros, para com a vida, esse dom de Deus.

Sendo um período preparatório para a maior festa da Cristandade, a Páscoa de Cristo, relacionada à Ressurreição do Senhor, portanto um tempo de contentamento, é propício para a alegria discreta pelas bênçãos que imerecidamente recebemos dos céus. É tempo de reconciliação, é tempo de compartilhar, é tempo de conversão sincera.

Também é tempo de evangelizar, de proclamar a mensagem das boas-novas a toda a criatura.

Após a quarta feira de cinzas, entraremos nesse precioso momento de adoração e dedicação; desejo a todos os clérigos e fiéis da Igreja Anglicana Tradicional do Brasil um período quaresmal abençoado. E até a Páscoa!

Dom Rui Costa Barbosa – Arcebispo Provincial

Nenhum comentário: